nome

senha










e-mail de destino

 Subscrever
 Remover











Informação

Municípios dos Açores associam-se ao Dia Mundial do Professor, por proposta do SDPA



A Associação dos Municípios da Região Autónoma dos Açores alia-se ao Dia Mundial do Professor, que se assinala a 5 de Outubro, correspondendo assim ao repto lançado pelo Sindicato Democrático dos Professores dos Açores.

Comunicado da AMRAA, de 30-09-2008

A Associação dos Municípios da Região Autónoma dos Açores alia-se ao Dia Mundial do Professor, que se assinala a 5 de Outubro, correspondendo assim ao repto lançado pelo Sindicato Democrático dos Professores dos Açores.

Entendendo efectivamente que hoje as câmaras municipais detêm um papel cada vez mais importante na formação dos seus cidadãos, entre os quais se encontram docentes que dedicam uma vida inteira ao Ensino, serão prestadas homenagens por algumas autarquias em sinal de reconhecimento da sua missão na sociedade onde se encontram inseridos.

É o caso de Ponta Delgada que irá assinalar a efeméride com a distinção de nove professores e uma instituição, assim como promoverá o lançamento do livro do professor Rubens Pavão sobre o património escolar do concelho, a 6 de Novembro.

A Câmara Municipal do Nordeste também se associa ao Dia Mundial do Professor, numa iniciativa ainda a calendarizar.

Aliás, o reconhecimento do trabalho da classe docente não constitui hoje propriamente uma novidade entre as autarquias açorianas que já têm vindo a prestar várias homenagens ao longo dos últimos anos, até porque actualmente assumem competências no âmbito da gestão escolar, nomeadamente do primeiro ciclo e pré-escolar.

Ao aliar-se ao Dia Mundial do Professor, a Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores pretende deixar sobretudo uma mensagem de confiança junto dos docentes, principais responsáveis pela transmissão de conhecimentos junto das crianças e jovens do arquipélago.

Ao mesmo tempo pretende contribuir para uma maior dignificação da classe que hoje se depara com uma série de dificuldades e perante as quais a Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores não fica indiferente.

Refira-se que a UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciências e Cultura - lançou, em 1994, o dia 5 de Outubro como o Dia Mundial do Professor, recordando a assinatura conjunta da recomendação Organização Internacional do Trabalho/UNESCO relativa à situação do pessoal docente, datada de 5 de Outubro de 1966.

Segundo a UNESCO, o Dia Mundial do Professor representa um marco significativo do reconhecimento, compreensão e apreço pela contribuição vital dos professores na educação e no desenvolvimento da nossa sociedade.

Actualmente, O Dia Mundial do Professor é celebrado em mais de 100 países e regiões, sob a égide da Internacional da Educação, organização transnacional que agrega mais de 350 federações sindicais de professores de todo o mundo.



Imprimir Noticia   


































Copyright © 2002-2008 | Sindicato Democrático dos Professores dos Açores | Todos os direitos reservados
Avisos Legais e Política de Privacidade | Envie um e-mail para sede@sdpa.pt com as suas questões ou comentários
Design: Pedro Ventura | Web Development: Anfibios, Lda