Em março de 1989, um grupo de 27 docentes das ilhas de S. Miguel, Terceira e Faial dava os primeiros passos para a constituição de um sindicato representativo dos educadores de infância e dos professores de todos os níveis de ensino que exerciam a sua atividade nos Açores, inspirado pela linha do sindicalismo democrático, reformista, de proposição e de luta. A 13 de abril de 1989, reuniram-se 143 docentes, deliberando a constituição do SDPA e aprovando os seus Estatutos – publicados a 29 de junho desse ano.
50 anos depois da madrugada libertadora de um 25 de Abril diferente, que fez alvorecer a liberdade e a democracia, celebramos os 35 anos da fundação do Sindicato Democrático dos Professores dos Açores e 10 anos do PROForma – centro de formação do SDPA.
Celebramos, também, o 25 de Abril, que devolveu a palavra ao povo, e que prometeu a Democracia e o Desenvolvimento, não deixando esquecer que sem Abril não teria havido o Maio dos trabalhadores, e que sem a liberdade, a liberdade sindical não existiria.
O SDPA há 35 anos que inscreve na história coletiva a marca de um Sindicato que se distingue pela diferença. Somos um Sindicato que, continuamente, se renova e se expande, representando a força acrescida dos milhares de docentes dos Açores que congrega, desde Santa Maria ao Corvo.
Com a força de todos, com a sua força, o SDPA afirma-se, sustentadamente, como um Sindicato de referência. Fiel aos seus valores fundadores e preparado para as exigências que os novos tempos suscitam, continua a pautar a sua intervenção pelo exercício de um sindicalismo de participação democrática e de proximidade, numa atitude proativa e construtiva, com autonomia e iniciativa, sem abdicar da sua independência e isenção em relação a quaisquer poderes políticos, patronais ou sociais. Escorando-se na firmeza dos seus princípios, o SDPA assume-se como parceiro social respeitado, um interlocutor reivindicativo e propositivo na defesa intransigente dos interesses, dos direitos e da dignificação dos profissionais da educação que representa.
No ano em que celebramos o 35.º aniversário, saudamos todos os Professores dos Açores afirmando o nosso compromisso de valorização da docência | por uma educação de qualidade.