O Centro Cultural e de Congressos de Aveiro recebeu nos dias 20 e 21 de maio o XIII Congresso da FNE que ficou marcado pela sucessão do histórico João Dias da Silva, na liderança da Federação.
Foi sob o lema “POR CARREIRAS DIGNIFICADAS E ATRATIVAS PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE” que decorreram os trabalhos com cerca de 500 delegados, em representação dos milhares de sócios dos sindicatos da FNE. Foram discutidos e aprovados, entre outros documentos, o plano de atividades 2018-2023 e o Plano de Ação para 2023-2027. A delegação de congressistas do SDPA participou ativamente nos trabalhos do Congresso de Aveiro.
O primeiro dia de trabalho em Aveiro trouxe ainda a homenagem do Congresso a João Dias da Silva com um vídeo de recordações da carreira deste como líder máximo da Federação desde 2004 e a oferta de uma prenda pelos sindicatos FNE, com todo o auditório rendido aos 19 anos de trabalho e dedicação do histórico dirigente.
No segundo dia de trabalho Pedro Barreiros foi eleito por maioria absoluta como Secretário-Geral da FNE, pelos cerca de 500 delegados votantes, para o quadriénio 2023-2027.
Na passagem de testemunho, Pedro Barreiros olhou já para o futuro e garantiu que "a partir de amanhã, nas nossas escolas, vamos ser portadores de uma simples mensagem: de que os trabalhadores da Educação, Docentes e Não Docentes, podem acreditar na FNE, porque todos nós, juntos, vamos dar o nosso melhor e trabalhar “POR CARREIRAS DIGNIFICADAS, VALORIZADAS E ATRATIVAS PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE.”