Sindicato Democrático dos Professores dos Açores

Fique a conhecer um pouco mais sobre o SDPA.

Mensagem do Presidente

Fundado em 1989, o Sindicato Democrático dos Professores dos Açores (SDPA) é uma organização representativa dos educadores de infância e dos professores de todos os níveis de ensino, formadores e investigadores que exercem a sua atividade na Região Autónoma dos Açores.

Num mundo em transformação e no atual contexto de emergência planetária, a educação é uma ferramenta essencial e o papel dos seus profissionais tem de ser, agora mais do que nunca, reconhecido e valorizado. Nestes tempos conturbados de incerteza, de insegurança e de novos desafios sem precedentes que todos enfrentamos, devem os docentes estar sindicalizados.

Congregados pelos princípios do sindicalismo democrático, de intervenção, rigorosamente independente e de proximidade e iniciativa pelos quais sempre se pautou o nosso Sindicato, somos mais protegidos, mais fortes e mais respeitados.

Podemos afirmar, com orgulho e verdade, que o SDPA é, reconhecidamente, o Sindicato que marca a diferença, hoje, com a força acrescida dos nossos muitos associados distribuídos por todas as nove ilhas dos Açores.

A Direção do Sindicato Democrático dos Professores dos Açores a que presido, em articulação com os restantes órgãos sociais, prossegue o caminho liderante e de defesa consequente dos anseios e pretensões dos docentes, assume abnegadamente o comprometimento em torno dos nossos ideais e concebeu um plano de ação desenhado com e para os docentes, na defesa intransigente de condições de trabalho mais justas e dignas, do status sócio-profissional da classe que representamos e de uma propositura firme, pela construção de um futuro  melhor  para todos na educação nos Açores. Acreditamos num futuro de sucesso educativo para os nossos alunos e que o seja, igualmente, para os nossos docentes, em um futuro que se constrói no presente e que possa ser um tempo e um lugar atrativo, de estabilidade, de realização pessoal e profissional, onde se respeitem e promovam os direitos dos professores e a sua dignidade.

Participamos ativamente enquanto parceiros sociais, apresentando os nossos melhores contributos, pareceres e estudos, nas mais diversas Comissões e Conselhos a que pertencemos.  Alicerçamos a nossa ação com dedicação, responsabilidade, inconformismo e persistência. Privilegiamos o apoio e a informação aos associados do SDPA, com elevada qualidade no aconselhamento e orientação na resolução dos seus problemas laborais.

Precisamente a pensar em si, investimos para proporcionar-lhe o acesso a formação contínua, através do ProForma,  investimos em melhores e mais alargados benefícios sociais, investimos no Seguro de Saúde de Grupo e no AdvanceCare, extensível ao seu agregado familiar.

Apresentamos, finalmente, a concretização de um desígnio do SDPA – o lançamento deste novo Portal – que, espera-se que possa também significar uma oportunidade para estarmos mais próximos. Unidos, conseguiremos VALORIZAR A EDUCAÇÃO DIGNIFICAR A DOCÊNCIA!

A sua preferência pelo Sindicato Democrático dos Professores dos Açores engrandece-nos!

 

Ricardo Jorge Fermento Baptista
Presidente da Direção

Identidade, missão e estratégia

Vivemos a educação, defendendo a dignidade da profissão
Identidade

O Sindicato Democrático dos Professores dos Açores é uma associação sindical que representa os educadores de infância, os professores de todos os níveis de ensino, os investigadores científicos e os formadores profissionais que trabalham na Região Autónoma dos Açores.

Historial

Fundado em 1989, é um parceiro social respeitado na Região e no País, sendo membro da Federação Nacional dos Sindicatos da Educação (FNE) e da União Geral de Trabalhadores (UGT), instâncias onde faz eco das pretensões dos docentes que laboram nos Açores.

Representatividade

Tendo como finalidade a defesa intransigente dos interesses profissionais, económicos, sociais e ético-morais da classe que representa, orienta a sua ação na observância dos princípios do sindicalismo democrático e da liberdade sindical, e é naturalmente independente face ao Estado, aos partidos políticos, às associações patronais e a quaisquer outros poderes sociais.

Torne-se um Associado

Torne-se associado do Sindicato Democrático dos Professores do Açores (SDPA) e benefice dos serviços.

Aderir ao SDPA

Benefícios Sociais

Fique a conhecer todos os benefícios que pode usufruir como associado SDPA.

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS
Este website utiliza cookies próprios e de terceiros para garantir um melhor serviço e experiência de utilização. São utilizados para personalizar conteúdos e anúncios, providenciar funcionalidades das redes sociais e analisar tráfego. A informação sobre a sua utilização no nosso website também é partilhada com parceiros de redes sociais, publicidade e análise.
Saiba mais