29 de abril de 2021

Comunicado de Imprensa - Vacinação | 29/04/2021

O Governo Regional dos Açores não está a fazer bem feito, nem está a fazer o que deve ser feito, com os Professores. É incompreensível!

Num momento em que se anunciou a retoma das aulas presenciais, na ilha de São Miguel, o Sindicato Democrático dos Açores (SDPA) reitera a sua preocupação e lamenta a forma como o Governo dos Açores não reconhece a necessidade dos professores e educadores de infância terem acesso prioritário às vacinas. Esta é uma necessidade premente e absolutamente essencial para o SDPA.

Lamenta esta estrutura sindical que o estatuto político-administrativo autonómico sirva, nos Açores, para criar uma discriminação negativa no modo como os docentes estão a ser reconhecidos, comparativamente ao restante território nacional, em que todos os professores e educadores de infância estão entre os que têm acesso prioritário às vacinas contra a Covid 19, na senda  do que defende a UNICEF “A pandemia da Covid 19 causou estragos na educação em todo o mundo, vacinar professores é um passo crucial para recolocá-la no seu caminho” e a UNESCO “acreditamos que os docentes e o pessoal de apoio à educação devem ser considerados grupo prioritário”.

Para o Sindicato é inconcebível a decisão de obrigar os profissionais de educação a assumirem o exercício das suas funções em regime presencial sem que se salvaguardem todas as condições de segurança e saúde.

A reivindicação e insistência reiterada de integrar todos os trabalhadores de educação, em todos os níveis de ensino e em todos os setores (público, privado e social), no plano de vacinação tem sido uma exigência do SDPA e da Federação Nacional da Educação (FNE) a que pertencemos.

À margem dessa medida assertiva já adotada no Continente e na Madeira e que garante um clima de maior segurança e confiança no regresso ao ensino presencial, posiciona-se o Governo Regional dos Açores não lançando o processo de vacinação do pessoal docente e não docente.

Exige o SDPA que se adote, o mais breve possível, a decisão de vacinação dos professores.

A não ser assim, o Governo Regional dos Açores não está a fazer bem feito nem está a fazer o que deve ser feito! Isso começaria, desde logo, por se fazer tudo o que estivesse ao seu alcance para proteger os seus profissionais da educação.

A inércia deste Governo resultará em consequências gravosas para a educação e fará com que os Açores se mantenham como Região ainda mais distante e isolada do resto do mundo civilizado, o que é incompreensível.

A Direção, em 29-04-2021

Telejornal RTP Açores | SDPA Exige vacinação dos professores - 29/04/2021

Antena 1 Açores | SDPA exige vacinação dos professores - 30/04/2021

Cartoon - 17/03/2021
Clique para abrir o Anexo
Cartoon - 18/03/2021
Clique para abrir o Anexo
Açoriano Oriental - 23/03/2021
Clique para abrir o Anexo
Cartoon - 20/04/2021
Clique para abrir o Anexo
Cartoon - 26/04/2021
Clique para abrir o Anexo

Partilhe com os seus amigos

Publicações similares

Newsletter
Assine a newsletter e fique a par do que acontece no Sindicato Democrático Professores do Açores.
Este website utiliza cookies próprios e de terceiros para garantir um melhor serviço e experiência de utilização. São utilizados para personalizar conteúdos e anúncios, providenciar funcionalidades das redes sociais e analisar tráfego. A informação sobre a sua utilização no nosso website também é partilhada com parceiros de redes sociais, publicidade e análise.
Saiba mais